Lei Escoteira


A Lei Escoteira idealizada por Baden-Powell considera conceitos relacionados a honra, integridade, lealdade, presteza, amizade, cortesia, respeito e proteção da natureza, responsabilidade, disciplina, coragem, ânimo, bom-senso, respeito pela propriedade e autoconfiança.

 

Desta maneira, a Lei Escoteira não é um conjunto de regras proibitivas. Na verdade, busca incentivar conceitos fundamentais na formação do caráter de jovens escoteiros, de forma que estes tivessem onde se orientar durante seu desenvolvimento e amadurecimento.

 

A Lei Escoteira é um código de conduta composto por 10 artigos que possuem inspiração no Bushido japonês, nas leis de honra dos índios norte-americanos, nos códigos da cavalaria medieval europeia, e no Reino Zulu.

Promessa Escoteira


A Promessa Escoteira sintetiza o embasamento moral do Movimento Escoteiro. No momento da Promessa, os membros do Movimento se comprometem voluntariamente, a se conduzir de acordo com a orientação moral do Movimento, reconhecendo a existência de deveres que tem de serem cumpridos. Os elementos da Promessa Escoteira estão contidos nos Princípios do Movimento Escoteiro.

 

A primeira versão da Promessa foi escrita em 1908, no livro Escotismo para Rapazes, e considerava honrar-se Deus, a família e o Rei, assim como de ajudar a outros e conhecer e seguir as normas do movimento escoteiro.

 

A atual constituição da Organização Mundial do Movimento Escoteiro mantém uma promessa semelhante, apenas permitindo uma promessa à honra ao país como alternativa à promessa relativa ao monarca, mas há diversas variações nacionais a depender do país, havendo Baden-Powell permitido exceções estritamente para a Bélgica, Tchecoslováquia, França, Luxemburgo, Países Baixos e Finlândia quanto à referência a Deus.

 

Apesar de não ter permitido outras exceções à promessa a Deus, Israel e Austrália também abriram exceções.


“Prometo, pela minha honra, fazer o melhor possível para: cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria; ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião; e, obedecer à Lei Escoteira.”

Share by: