Como tudo começou?


É impossível contar a história do Grupo Escoteiro Baden-Powell 70º/DF sem lembrar a história do fundador do movimento escoteiro, Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, o nosso B-P.

 

Baden-Powell escreveu, em 1899, um livro chamado “Ajuda à Exploração Militar” que continha informações sobre seguir pistas, exploração e técnicas que se referiam à vida em campo.

 

Percebendo o enorme interesse dos jovens, reunindo experiências e realizando atividades ao ar livre, B-P criou um estilo de vida que passou a ser utilizado na formação dos jovens: o Escotismo.

 

Antes disto, B-P. queria ter certeza de que a ideia do escotismo poderia ser colocada em prática. Então, em 1907, com um grupo de 20 rapazes, ele foi para a Ilha de Brownsea, no Canal da Mancha, para realizar o primeiro acampamento escoteiro que o mundo presenciou. O acampamento teve um completo êxito.

 

De forma semelhante à expansão do movimento escoteiro, o nosso Grupo Escoteiro Baden-Powell 70º/DF surgiu da necessidade de atender a grande demanda de crianças e jovens da cidade de Águas Claras/DF, onde há uma grande demanda de meninos e meninas interessados em fazer parte da grande fraternidade escoteira.

 

Assim como o B-P realizou o primeiro acampamento para testar suas ideias, conosco não foi diferente. Queríamos saber se a criação de um novo grupo em Águas Claras era viável. E, em dezembro de 2022, realizamos as primeiras reuniões. Escotistas, escoteiros, lobinhos, pais… uma verdadeira família escoteira deu o pontapé inicial, e foi então que tivemos a mesma sensação, a de que estávamos no caminho certo.

 

Aqueles que estavam nas primeiras reuniões lembram das diversas opções de nomes, lenços e cores para o grupo. Foi muito difícil decidir. Mas, com toda a admiração pela história de nosso B-P e trilhando os mesmos passos, a escolha do nome do grupo não poderia ser outra, e optamos por fazer uma homenagem ao nosso grande fundador, o Baden-Powell.

 

E o lenço? As cores? Isto aí foi bem mais difícil, então. Foram costurados vários modelos, passando do laranja ao azul, do marrom ao bege… foram muitos dias, muitos testes… mas a escolha não poderia ser outra. O nosso lenço lembra os primeiros lenços, que eram de algodão cru, próximo ao nosso bege e marrom, as cores do deserto. E ainda tem o bordado com a imagem de Baden-Powell. E assim, após muita ansiedade, os lenços finalmente ficaram prontos para a atividade inaugural.

 

Os voluntários responsáveis pela criação do grupo trabalharam arduamente para definir todos os aspectos necessários para seu funcionamento e viabilizá-lo: reuniões, preparação de toda a documentação e atendimento a muitos que procuravam o novo grupo com interesse em fazer parte dessa nova família escoteira.

 

Da mesma forma, os jovens começaram a se organizar em grupos de conversa, realizando reuniões, desenvolvendo o Grito de Grupo, definindo tropa, patrulhas, monitores, sub-monitores….         

 

Realizaram uma missão bem parecida com a de B-P., que em 1912, fez uma viagem ao redor do mundo para contactar os escoteiros de muitos outros países. Os nossos futuros escoteiros fizeram uma viagem nas ondas da internet, sempre em contato e batendo altos papos para deixar tudo prontinho.

 

A tarefa de criar o grito de grupo quase demorou mais que a viagem de B-P ao redor do mundo, brincadeira. Além das reuniões on-line, os futuros escoteiros realizaram vários encontros até chegar na primeira versão, que finalmente ficou pronta para a atividade inaugural. Mas, claro que logo sofreria evoluções, coisa de mentes animadas e muito criativas.

 

Com isso chegaram a um grito divertido, empolgante e com a cara da união deste grupo.

 

Qual é mesmo o grito? É algo mais ou menos assim: "Tenta, Tenta! Vem e experimenta! Não dá mole porque aqui é o 70! Quando a gente se aproxima, é melhor ficar esperto! Porque o nosso lenço abriga as cores do deserto! Nós temos garra, força e disposição. E com muita união temos B-P no coração! Somos escoteiros em qualquer ocasião.”

 

E assim, com lenços novinhos e um grito empolgante, o Grupo Escoteiro Baden-Powell 70º/DF estava pronto para enfrentar qualquer desafio.

 

Em 04/02/2023, ocorreu o primeiro Indaba, um momento importante para a integração e planejamento das atividades futuras.

 

E na manhã de 11/02/2023, o GEBP é inaugurado com sua primeira reunião de pais e assembleia de grupo. Na ocasião foi eleita a primeira diretoria: Julio (Diretor Presidente), Landu Angelo (Vice-Presidente e Dir. de Métodos Educativos) e Fabio (Vice-Presidente e Dir. Financeiro); também foram aprovados o estatuto e o regulamento interno.

 

A atividade inaugural ocorreu no mesmo dia, no Parque Ecológico de Águas Claras. Foi um momento de muita emoção e diversão para todos. Os membros do movimento escoteiro que migraram para o GEBP renovaram suas promessas e receberam o lenço, inclusive os novos chefes, que fizeram sua promessa, emocionando a todos os presentes.

 

Foi uma festa de muita celebração e união, com a presença de autoridades da Administração Regional de Águas Claras, Secretaria de Esporte e Lazer, Secretaria da Pessoa com Deficiência, Região Escoteira, amigos e irmãos de lenço dos Grupos Tribo de Judá, Hokma e Ave Branca, que vieram prestigiar o início das atividades do GEBP, que começou composto por duas sessões, a Tropa Olympia, com 21 escoteiros, e a Alcateia Impeesa com 08 lobinhos, além da chefia composta por 8 voluntários.

 

E assim, com muita emoção e energia, começava a grande aventura do GEBP. Era hora de explorar novos territórios com um grupo de amigos, aprender novas habilidades, fortalecer valores e princípios, tudo isso através do escotismo e da união de pessoas que acreditam na construção de um mundo melhor.

 

Com a criação do Grupo Escoteiro Baden-Powell 70º/DF, mais jovens da comunidade de Águas Claras terão a oportunidade de se desenvolverem como cidadãos responsáveis e engajados em suas comunidades, através dos valores e princípios do movimento escoteiro.

 

B-P nem sequer sonhava que a sua ideia se transformaria em um movimento que atingiria a juventude do mundo inteiro.

 

E nós, do GEBP, não temos ideia de quantas aventuras, acampamentos, brincadeiras, amizades, histórias e diversão estão por vir, mas temos a certeza de que serão as melhores possíveis.

Share by: